Nota | Geral

Encontro no CFC promove alinhamento entre contabilidade e direito

Um dos temas centrais da conversa foi a discussão acerca dos exames de ingresso nas respectivas carreiras: o Exame de Suficiência, como requisito para a habilitação profissional em Contabilidade, e o Exame de Ordem.

Foto: Reprodução/ CFC

Na tarde desta terça-feira (08/04), um encontro institucional de relevância ocorreu no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília. O presidente em exercício do CFC, Joaquim Bezerra, recebeu a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Raimundo Júnior, e do diretor-tesoureiro da instituição, Rafael Neiva.  

A visita, que se revestiu de um caráter de cortesia, proporcionou um espaço para o diálogo e o alinhamento de pautas que tangenciam as atividades das entidades representativas dos profissionais contábeis e jurídicos em âmbito nacional. Nesse contexto, um dos temas centrais da conversa foi a discussão acerca dos exames de ingresso nas respectivas carreiras: o Exame de Suficiência, como requisito para a habilitação profissional em Contabilidade, e o Exame de Ordem, que confere a habilitação profissional em Direito.  

A comparação entre os dois exames permitiu uma análise das metodologias de avaliação, dos critérios de aprovação e dos desafios enfrentados por cada categoria profissional no processo de certificação. Além disso, a reunião abriu caminho para a exploração de possíveis parcerias e iniciativas conjuntas entre o CFC e a OAB-PI, visando ao aprimoramento da formação profissional, à promoção da ética e ao fortalecimento das prerrogativas de contadores e advogados.