A Escola Judiciária do Piauí (EJUD) realizou, nesta sexta-feira (23), visitas técnicas a instituições parceiras na cidade de Picos para alinhar a realização do Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Participaram da agenda a superintendente administrativa da EJUD, Sâmya Rodrigues, o coordenador pedagógico, Lívio Santos, e a desembargadora Lucicleide Pereira Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A comitiva esteve nas sedes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), do Fórum Cível e Criminal “Desembargador Joaquim de Sousa Neto” e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Picos.
O curso será realizado de 23 a 27 de fevereiro, em Picos, como parte da política de interiorização das ações formativas da EJUD. Na mesma semana, o Nupemec promoverá uma pauta concentrada voltada a processos das áreas de idosos, família e saúde, fortalecendo a atuação conjunta entre formação e prática judiciária.
Para o coordenador pedagógico da EJUD, Lívio Santos, a iniciativa marca um momento importante para a instituição. “Estamos iniciando 2026 com o primeiro curso de mediação do ano e isso reforça o compromisso da EJUD com a qualificação contínua e a ampliação do acesso à formação no interior do estado. A parceria com o Nupemec fortalece essa proposta, pois une capacitação e aplicação prática dos métodos consensuais de solução de conflitos”, destacou.










