O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realizou uma solenidade no Plenário para comemorar o Dia do Conciliador e Mediador Judicial e Extrajudicial. O evento contou com a participação de desembargadores, magistrados e auxiliares da Justiça, e foi marcado por uma palestra ministrada pelo advogado e mediador Alessander Mendes do Nascimento.
Durante a abertura do evento, o desembargador Pedro de Alcântara Macedo, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec), destacou o propósito da ocasião. Ele enfatizou a homenagem aos conciliadores e mediadores judiciais e extrajudiciais, ressaltando o compromisso do Judiciário com o modelo não adversarial de resolução de conflitos. Macedo salientou a importância desses profissionais na disseminação da cultura da pacificação social.
Em um vídeo, o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, expressou sua gratidão aos mediadores e conciliadores pelo papel crucial na construção da justiça. Ele destacou a relevância de facilitar o diálogo, o acordo e o consenso como passo fundamental para a cultura da paz e o avanço civilizatório.
O magistrado Virgílio Madeira apresentou dados e índices relacionados à Mediação e Conciliação no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí. Focando na Pesquisa de Satisfação do Usuário dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), Madeira destacou índices expressivos, como 92% de aprovação do serviço e 95% de satisfação. Além disso, apresentou projetos do Nupemec, incluindo (A)gosto do Pai, voltado ao reconhecimento de paternidade; Retomar, de apoio aos superendividados; e Boa Vizinhança, em parceria com a Polícia Militar.
Fonte: TJ-PI.