O presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, deputado Francisco Limma (PT), proferiu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante a sessão plenária desta terça-feira (21/11), ressaltando a atual votação em 20 escolas estaduais para a eleição dos jovens que integrarão o programa Parlamento do Futuro como representantes no Palácio Petrônio Portella.
Limma visitou unidades educacionais em Teresina para supervisionar o processo e observou uma experiência positiva que tem mobilizado estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Ele relembrou que foi nesse estágio que diversos parlamentares despertaram para a política, destacando a importância das atividades em grupos de jovens, pastorais, movimento estudantil no Ensino Médio e na Universidade.
O deputado expressou gratidão pela parceria da Secretaria de Educação, através de 21 gerências regionais, e do Tribunal Regional Eleitoral na execução do programa. A abrangência do Parlamento do Futuro permitiu a participação de 81 candidatos competindo por 30 vagas, em um processo que envolveu debates e votação em urna eletrônica semelhante às utilizadas nas eleições gerais. Limma também celebrou o fato de que a maioria dos elegíveis são mulheres.
Embora a Alepi tenha sido o último Poder Legislativo estadual a adotar o programa, optou por um formato inovador. O presidente Franzé Silva (PT) observou que, na maioria dos estados, a aproximação com jovens implica seleção por meio de redação e apenas uma visita à sede da instituição. No Piauí, no entanto, foi realizada uma simulação de um processo eleitoral e uma atuação de três dias, resultando em projetos que os parlamentares poderão apadrinhar futuramente.
Os resultados das urnas eletrônicas serão divulgados em evento no Salão Nobre Francisca Trindade nesta quarta-feira (22/11). Franzé Silva convocou todos os deputados a estarem presentes e acompanharem um dos eleitos. Ele destacou que a iniciativa visa trazer a juventude para o ambiente democrático da Assembleia Legislativa em um momento desafiador para a democracia, referindo-se aos acontecimentos de janeiro deste ano, quando os espaços democráticos do Brasil foram atacados.
Fonte: Alepi.