A coordenadora do Gabinete de Gestão de Crises nos Sistemas de Segurança Pública e Prisional, promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, acompanhada de outras representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou visita à sede do Gabinete de Crise do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A visita ocorreu no contexto da participação de uma delegação do MPPI no XXV Congresso Nacional do Ministério Público, sediado em Salvador.
A equipe do MPPI foi recebida por Edmundo Reis, coordenador do Gabinete de Crise do MPBA. O propósito da visita consistiu em adquirir conhecimento acerca da estrutura, práticas, projetos, recursos e protocolos implementados pelo órgão baiano, visando sua possível replicação e adaptação.
Durante a interação, houve discussão sobre a promoção de capacitação em gerenciamento de crises, baseada na experiência do MPBA apresentada durante o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, realizado em dezembro de 2022. Na ocasião, Edmundo Reis ministrou uma palestra abordando a Recomendação CNMP n. 90/22, que propõe medidas estratégicas de intervenção em momentos de crises, esclarecendo também o papel e atuação da Unidade de Monitoramento da Execução da Pena (Umep).
Além da promotora Fabrícia Barbosa, a visita contou com a presença da chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça, Cláudia Seabra; a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPI, Teresinha Borges; a assessora de Planejamento e Gestão, Denise Aguiar; e as promotoras de Justiça Lenara Porto, Mirna Napoleão e Gilvânia Viana.
Fonte: MPPI