A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Piauí realizou, nesta manhã de 30 de novembro, a entrega dos certificados de conclusão do estágio probatório aos promotores de Justiça Amina Macedo, Esdras Belleza e Jessé Mineiro. O evento ocorreu no gabinete do corregedor-geral, Fernando Ferro, na Sede Leste do Ministério Público em Teresina.
Os mencionados promotores completaram o estágio probatório em novembro deste ano, totalizando dois anos de efetivo exercício no cargo de promotor de Justiça. Aguardam, atualmente, o vitaliciamento no cargo, procedimento que ocorrerá perante o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). Os três foram empossados em 2021 pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura.
A entrega dos certificados constitui uma fase do projeto “Adapta”, desenvolvido pela Procuradoria-Geral de Justiça, através da Chefia de Gabinete e da Assessoria Especial de Planejamento e Gestão, e a Corregedoria-Geral do MPPI. O objetivo primordial é promover a integração e adaptação dos novos membros do Ministério Público do Piauí.
O procurador de Justiça Fernando Ferro expressou sua satisfação ao reconhecer a qualidade técnica e a idoneidade moral dos três promotores no desempenho de suas funções. Ao longo do estágio probatório, os promotores de Justiça foram devidamente acompanhados e orientados pelas equipes da Corregedoria e da Procuradoria-Geral de Justiça.
A promotora Amina Macedo destacou a relevância do apoio recebido durante o estágio probatório para o eficiente desempenho das funções. Além disso, ressaltou que a conclusão do estágio reforça o cumprimento do dever de atender à sociedade e proporcionar soluções para os desafios apresentados ao Ministério Público.
O momento contou com a participação do subprocurador-geral de Justiça institucional, Hugo Cardoso, do corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, da corregedora-geral substituta do MPPI, Zélia Saraiva, da chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, dos promotores-corregedores auxiliares, Ana Isabel Dias, João Paulo Santiago e Édsel Belleza, da secretária-geral do gabinete do PGJ, Everângela Barros, da assessora especial de Planejamento e Gestão, Denise Aguiar, e das assessoras e servidoras da Corregedoria.
Fonte: MPPI.