Nota | Geral

Corregedoria extrajudicial promove emissão de documentos para fomentar cidadania em Floriano

A Corregedoria do Foro Extrajudicial do Estado do Piauí realizou na ultima segunda-feira (27/11) a abertura da Semana do Registro Civil – Registre-se em Floriano. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, nas dependências do novo Fórum da comarca de Floriano. O evento é resultado de uma colaboração entre a …

Foto reprodução: TJ-PI.

A Corregedoria do Foro Extrajudicial do Estado do Piauí realizou na ultima segunda-feira (27/11) a abertura da Semana do Registro Civil – Registre-se em Floriano. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h, nas dependências do novo Fórum da comarca de Floriano. O evento é resultado de uma colaboração entre a Corregedoria do Foro Extrajudicial, por meio da Justiça Itinerante, com cartórios e diversas instituições públicas.

Durante a ocasião, o corregedor do Foro Extrajudicial do Piauí, o desembargador José Ribamar Oliveira, enfatizou a atenção do Poder Judiciário do Piauí às necessidades da sociedade, visando assegurar os direitos e o pleno exercício da cidadania. O desembargador ressaltou a importância do registro de nascimento como o primeiro documento de um indivíduo, destacando que garantir o acesso à documentação é assegurar a existência legal das pessoas perante as autoridades públicas e proporcionar o acesso a políticas públicas e emprego, garantindo, assim, a dignidade desses cidadãos.

Conforme informado pelo juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, esta é a terceira edição do evento em 2023, e sua finalidade é reduzir os sub-registros na região. O evento oferece atendimentos gratuitos com a emissão de documentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“O Registre-se Piauí teve sua primeira edição em Picos, após realizarmos uma semana recomendada pelo CNJ na capital Teresina. Em seguida, fomos a Parnaíba e agora chegamos a Floriano. Nosso foco é a emissão de certidões de nascimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e temos a convicção de que contribuiremos significativamente para a redução dos índices de sub-registros na região”, concluiu o juiz auxiliar.

Fonte: TJ-PI.