O desembargador José Ribamar, Corregedor do Foro Extrajudicial do Piauí, realizou a inauguração da sala do projeto Capilarizar na cidade de Lagoa de São Francisco na ultima sexta-feira (15/12). A solenidade contou com a presença destacada do corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José.
O projeto Capilarizar, iniciativa da Corregedoria do Foro Extrajudicial em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa de São Francisco, busca disponibilizar atendimento cartorial em localidades não sede de serventias extrajudiciais. Esta medida visa evitar deslocamentos desnecessários dos cidadãos a outras cidades, promovendo, assim, uma ampliação do acesso aos serviços cartorários.
O desembargador José Ribamar, ao explicar a parceria, destacou o papel crucial da Prefeitura Municipal de Lagoa de São Francisco, que disponibiliza toda a infraestrutura física para o funcionamento do projeto, e das serventias extrajudiciais de Pedro II, que passarão a realizar atendimentos no município de Lagoa de São Francisco.
A sala destinada ao projeto Capilarizar presta homenagem à memória do Tabelião Mundote Galvão, reconhecendo os relevantes serviços prestados por ele ao município de Lagoa de São Francisco.
O desembargador Olímpio José Passos Galvão, corregedor-geral da Justiça do Piauí, expressou a honra da família Galvão ao ver o legado e a memória de Mundote Galvão preservados em Lagoa de São Francisco por meio de uma iniciativa tão significativa, que beneficia especialmente as pessoas mais vulneráveis.
O prefeito de Lagoa de São Francisco, João Arilson, enfatizou que o projeto Capilarizar contribuirá para o desenvolvimento do município, proporcionando maior facilidade de acesso aos serviços cartorários para os munícipes. Ele ressaltou a conquista significativa para a cidade, que agora não necessitará mais deslocar-se a Pedro II para realizar registros de nascimento, casamentos civis e registros de imóveis. O prefeito encerrou destacando a alegria pela inauguração do projeto Capilarizar e a oportunidade de homenagear o tabelião Mundote Galvão, figura histórica lembrada com carinho pelo povo local.
Fonte: TJ-PI.