Nota | Geral

Corregedor e Sinduscon Discutem Ampliação do Programa de Reinserção de Apenados

Na manhã desta sexta-feira (01/12), o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, recebeu o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon) para uma reunião técnica dedicada ao programa de reinserção de apenados denominado “Começar de Novo”. Participaram também do encontro o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) …

Foto reprodução: TJ-PI

Na manhã desta sexta-feira (01/12), o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, recebeu o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon) para uma reunião técnica dedicada ao programa de reinserção de apenados denominado “Começar de Novo”. Participaram também do encontro o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Judiciário piauiense.

Durante a reunião, o corregedor-geral destacou o compromisso prioritário de assegurar a reinserção dos apenados por meio do trabalho, visando a redução da criminalidade e das vítimas na sociedade. Ele enfatizou os benefícios da expansão do programa, ressaltando os resultados tanto para os apenados quanto para as empresas que os acolhem.

O desembargador Olímpio José Passos Galvão salientou a importância estratégica das iniciativas desenvolvidas para fortalecer a sociedade piauiense. Ele destacou que a mobilização de empresas na contratação de pessoas apenadas, mediada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, contribui para a diminuição do índice de criminalidade.

O juiz-coordenador do GMF, Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, informou que o programa Começar de Novo está em operação no Piauí há 15 anos, sendo que nos últimos anos esteve contingenciado. Ele ressaltou a importância da reunião para ampliar a reinserção de apenados na sociedade por meio do trabalho. O juiz expressou a intenção de firmar convênios com empresas para expandir o programa, contando com o apoio da Corregedoria, do GMF e do Tribunal de Justiça piauiense.

O vice-presidente do Sinduscon, José Francisco Rufino, destacou a relevância da parceria entre as instituições para o comércio local. Ele relatou a participação em uma reunião na Corregedoria, na qual discutiram a absorção da mão de obra do sistema penal, comprometendo-se a divulgar a iniciativa entre as empresas. Rufino enfatizou que a colaboração é benéfica tanto para as empresas quanto para os apenados.

Essa reunião marca um momento significativo para o programa Começar de Novo, visando fortalecer parcerias entre instituições e promover a reinserção efetiva dos apenados na sociedade por meio do trabalho.

Fonte: TJ-PI.