Nota | Geral

Contratação de “Tira Entulho” em Teresina: cuidados e consequências

Ao realizar obras ou reformas em Teresina, é comum a necessidade de contratar serviços de remoção de entulho, conhecidos como “tira entulho”. No entanto, é importante estar atento à legalidade das empresas contratadas, pois somente aquelas cadastradas junto à Prefeitura de Teresina e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) estão autorizadas a …

Foto reprodução: Prefeitura de Teresina

Ao realizar obras ou reformas em Teresina, é comum a necessidade de contratar serviços de remoção de entulho, conhecidos como “tira entulho”. No entanto, é importante estar atento à legalidade das empresas contratadas, pois somente aquelas cadastradas junto à Prefeitura de Teresina e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) estão autorizadas a realizar esse tipo de serviço na cidade.

Contratar uma empresa não cadastrada pode resultar em multas que variam de R$451,90 a R$4.519,00, devido ao descarte irregular de lixo. Além do risco de receber penalidades financeiras, a contratação de empresas irregulares contribui para problemas ambientais graves. Empresas não autorizadas muitas vezes despejam os resíduos da construção civil em locais inadequados, como lagoas e áreas de preservação ambiental, prejudicando a drenagem da cidade e causando danos ao meio ambiente.

Atualmente, em Teresina, existem 17 empresas licenciadas para o transporte de Resíduos de Construção Civil (RCC), garantindo a destinação correta desses materiais. Entre elas, destacam-se:

– Coleta Entulho;
– Entulhão Empreendimentos;
– CG Construções;
– GM Serviços;
– Jas Construções;
– Limpe Entulho Esplanada;
– Loc Entulho;
– M J Entulho;
– Norte Frutas/Teresina Tira Entulho;
– Papaentulho LTDA;
– Paraíso Construção;
– Picos Entulho;
– Raiz Soluções em Resíduos LTDA;
– Shopping das Madeiras;
– Sul Entulhos;
– Tirentulhojas;
– Zero Entulho.

Ao contratar o serviço de “tira entulho” em Teresina, certifique-se de escolher uma empresa licenciada, garantindo não só a regularidade da remoção dos resíduos da construção civil, mas também a preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação vigente.