Nota | Geral

CMEI Parque São João promove atividade para desenvolver coordenação motora das crianças

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque São João, localizado na zona Sul de Teresina, desenvolveu com a turma do Maternal II a atividade de corpo, gestos e movimentos, que está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A tarefa foi proposta pelas professoras Maria Helena e Ana Karine com o objetivo de desenvolver …

Foto reprodução: Prefeitura de Teresina

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque São João, localizado na zona Sul de Teresina, desenvolveu com a turma do Maternal II a atividade de corpo, gestos e movimentos, que está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A tarefa foi proposta pelas professoras Maria Helena e Ana Karine com o objetivo de desenvolver a coordenação motora fina nos meninos e meninas que estudam no centro.

A diretora do CMEI, professora Antônia Alves, afirma que a atividade é importante para despertar a curiosidade, a atenção e a ludicidade nas crianças. “Mais do que desenvolver a coordenação motora, com essa tarefa, buscamos impulsionar as habilidades manuais nos pequenos, a fim de que eles adquiram controle para desenhar e pintar”, explica.

Com 175 alunos matriculados nos turnos manhã e tarde, o CMEI Parque São João atende crianças de dois a cinco anos na Educação Infantil, além de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A unidade de ensino também já é exemplo em promover atividades com os pequenos, assim como com as famílias de alunos matriculados. Em 2023, o centro aplicou o “Projeto Escola de Pais”, desenvolvido pela Gerência de Ensino Fundamental (GEF) da Semec, com intuito de fortalecer a parceria entre a comunidade escolar.

A gestora do CMEI Parque São João relata que a atividade de corpos, gestos e movimentos iniciou com uma roda de conversa, com músicas e história das cores. “Com essas tarefas lúdicas, queremos também auxiliar as crianças na percepção das cores. Além disso, disponibilizamos tirinhas de papel para cada criança cortar em pedacinhos. Após pintarem o desenho elas colaram papel picado”, finaliza.