Nesta quinta-feira (07), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Antônia Nonato, localizado no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina, realizou uma reunião entre o núcleo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da unidade de ensino, as famílias e o corpo docente. O objetivo do encontro foi aprimorar o atendimento aos alunos com algum tipo de deficiência.
A diretora do CMEI, professora Cleilde Costa, afirma que a reunião com o AEE ocorre todos os anos, no início de cada semestre letivo. “Falamos da adaptação das crianças na nova turma e nova professora, bem como a importância da rotina diária a ser seguida em sala e em casa, das dificuldades enfrentadas e das intervenções positivas que já conquistamos”, esclarece.
O primeiro ato da reunião desta quinta-feira contou com a participação dos professores e das estagiárias de apoio à inclusão. Já o segundo momento do encontro foi com as famílias de alunos PCDs. Neste ano letivo, o CMEI Antônia Nonato conta com 108 crianças matriculadas divididas em seis turmas. Dentre os alunos que estudam na unidade, cinco apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dois possuem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A gestora do CMEI comenta que o encontro foi muito proveitoso e ressalta que também foi explicado às famílias como é feito o atendimento aos estudantes que recebem suporte do AEE. “Entendemos que a inclusão é um direito de todos e, a cada dia, precisamos aprender ainda mais e refletir sobre nossas ações, para melhorar o que for preciso”, finaliza.