Artigo | Geral

Cláudia Seabra é eleita presidente do Grupo Nacional de Defesa da Saúde

O COPEDS tem como missão coordenar, acompanhar e fortalecer a atuação do Ministério Público brasileiro na área da saúde. Entre suas atribuições, destaca-se a execução do Plano Nacional Ministerial de Atuação em Saúde, que orienta a atuação dos MPs estaduais e da União em temas estratégicos, com ênfase na atenção básica nos municípios.

A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Cláudia Seabra, foi escolhida para presidir o Grupo Nacional de Defesa da Saúde (COPEDS), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). A definição ocorreu nesta quarta-feira (11/02), durante reunião ordinária do colegiado, realizada em Brasília (DF).

O COPEDS tem como missão coordenar, acompanhar e fortalecer a atuação do Ministério Público brasileiro na área da saúde. Entre suas atribuições, destaca-se a execução do Plano Nacional Ministerial de Atuação em Saúde, que orienta a atuação dos MPs estaduais e da União em temas estratégicos, com ênfase na atenção básica nos municípios. O plano busca contribuir para a melhoria de indicadores essenciais de saúde pública previstos na Portaria MS/GM nº 91/2007, como a redução da mortalidade infantil e materna, o aumento da cobertura vacinal e o enfrentamento à dengue, entre outros.

As comissões temáticas do CNPG, como o COPEDS, são compostas por membros dos Ministérios Públicos dos Estados e da União com atuação direta nas respectivas áreas, favorecendo a troca de experiências, a uniformização de entendimentos e a articulação de estratégias nacionais.