Com o objetivo de identificar todos os permissionários e avaliar a situação atual dos 21 mercados públicos da capital, a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semdhu), dará início a um sistema informatizado para um controle mais eficiente de cerca de três mil permissionários.
A reunião foi realizada na terça-feira (27), no Salão Nobre do Palácio da Cidade e contou com a presença do Prefeito de Teresina, Dr Pessoa, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semdhu), James Guerra, do Gestor de Mercados de Teresina, Luíz Costa, dos 21 representantes dos mercados públicos, além de secretários municipais, autoridades e a imprensa local.
De acordo com James Guerra (Semdhu), todos os envolvidos nesse processo receberão contratos de permissão e alvarás de funcionamento.
“Além de fornecer um panorama abrangente dos permissionários, o censo trará uma série de benefícios, como uma gestão mais eficiente dos mercados, maior transparência e regularização das atividades comerciais. O prefeito determinou que nós fizéssemos uma reforma de todos os mercados procurando dar qualidade para quem trabalha lá no mercado e melhorar o atendimento, oferecendo assim condições ideais para quem vai fazer suas compras ali. Dentro desse quadro, uma das ações é nós realizarmos o Censo dos Permissionários. O Censo busca identificar o perfil de cada permissionário, pegando aquelas pessoas que estão trabalhando só de fato sem o seu alvará e regularizando e atualizando os boxes que estão ocupados”, disse o secretário.
Segundo James Guerra, a previsão de conclusão do Censo será até o início de abril. Para ele, essa iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Teresina e da SEMDUH com a valorização e o progresso dos mercados públicos da cidade. “Nós vamos ter um software que vai ficar ligado à empresa de tecnologia de dados da Prefeitura de Teresinha, e lá a gente quando precisar fazer uma alteração, atualizar o cadastro, isso vai estar disponível, na verdade é até uma coisa que precisava ter sido feita há muito tempo, mas que agora está acontecendo, que é fazer o cadastro eletrônico, o acesso pela internet de todos os permissionários dos mercados da capital”, explicou.
Representando os permissionários Luiz Costa, gestor de Mercados, destacou a iniciativa do poder municipal e se mostrou bastante entusiasmado com as melhorias que o Censo trará para estes locais. “Queremos que estas pessoas possam se sentir amparadas e ter a tranquilidade de estarem trabalhando de forma digna e honesta. Além de modernizar o cadastro, o prefeito informou que todos os 21 mercados serão reformados e receberão todas as melhorias necessárias para termos um ambiente mais agradável e consequentemente mais movimentado e com boas vendas”, comemorou.
Na oportunidade do lançamento do censo dos permissionários, Dr. Pessoa anunciou, também, a reforma de todos os mercados públicos de Teresina e como os recursos investidos a partir deste ano poderão melhorar significativamente as vendas e a renda dos comerciantes. “Queremos sempre dá a mão para os mais carentes e sei o quanto essas milhares de pessoas trabalham dignamente para manter suas famílias. Foi pensando nisso que já autorizamos a reforma de todos os mercados públicos de Teresina e com isso vamos transformar os mesmos em locais mais agradáveis de se visitar e consequentemente vender os produtos de forma mais agradável. O dinheiro já esta em caixa, já pode ser licitado e resta apenas o secretario James Guerra autorizar o repasse”, concluiu.