
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, cumpriu agenda oficial no Japão entre os dias (13/04) e (18/04). Em Tóquio, participou de encontros com autoridades como o presidente da Suprema Corte japonesa, Yukihiko Imasaki, o ministro da Justiça, Keisuke Suzuki, e representantes da advocacia local. As reuniões abordaram desafios comuns às cortes constitucionais nas democracias modernas, além do uso da inteligência artificial na modernização dos sistemas judiciários do Brasil e do Japão.
Durante sua passagem pela capital japonesa, Barroso também visitou o Instituto de Treinamento e Pesquisas Jurídicas responsável pela formação de juízes e promotores e a Faculdade de Direito da Universidade de Tóquio, onde proferiu palestras sobre o papel do STF e os impactos da Constituição de 1988. Em suas falas, destacou o enfrentamento ao populismo autoritário e a importância das supremas cortes na preservação do Estado de Direito.
A agenda do ministro incluiu ainda um encontro acadêmico na Universidade de Quioto, onde foram discutidos os desafios do meio ambiente e da inteligência artificial no campo jurídico. Encerrando a visita, Barroso esteve em Osaka, a convite da Apex-Brasil, e visitou o pavilhão brasileiro da Expo Osaka 2025. Lá, apresentou a palestra “Por que o Brasil? Estabilidade Institucional, Segurança Jurídica e Ambiente de Negócios”, reforçando a imagem do país como destino atrativo para investimentos.