Nota | Geral

Barroso destaca papel do STF e avanços tecnológicos durante visita institucional ao Japão

As reuniões abordaram desafios comuns às cortes constitucionais nas democracias modernas, além do uso da inteligência artificial na modernização dos sistemas judiciários do Brasil e do Japão.

Reprodução/STF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, cumpriu agenda oficial no Japão entre os dias (13/04) e (18/04). Em Tóquio, participou de encontros com autoridades como o presidente da Suprema Corte japonesa, Yukihiko Imasaki, o ministro da Justiça, Keisuke Suzuki, e representantes da advocacia local. As reuniões abordaram desafios comuns às cortes constitucionais nas democracias modernas, além do uso da inteligência artificial na modernização dos sistemas judiciários do Brasil e do Japão.

Durante sua passagem pela capital japonesa, Barroso também visitou o Instituto de Treinamento e Pesquisas Jurídicas  responsável pela formação de juízes e promotores e a Faculdade de Direito da Universidade de Tóquio, onde proferiu palestras sobre o papel do STF e os impactos da Constituição de 1988. Em suas falas, destacou o enfrentamento ao populismo autoritário e a importância das supremas cortes na preservação do Estado de Direito.

A agenda do ministro incluiu ainda um encontro acadêmico na Universidade de Quioto, onde foram discutidos os desafios do meio ambiente e da inteligência artificial no campo jurídico. Encerrando a visita, Barroso esteve em Osaka, a convite da Apex-Brasil, e visitou o pavilhão brasileiro da Expo Osaka 2025. Lá, apresentou a palestra “Por que o Brasil?  Estabilidade Institucional, Segurança Jurídica e Ambiente de Negócios”, reforçando a imagem do país como destino atrativo para investimentos.