Nota | Eleitoral

TRE-PI celebra dia mundial da água com foco em inovação e sustentabilidade

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-PI, desembardedor Ricardo Gentil Eulálio Dantas, abriu a programação, destacando a necessidade de otimizar o uso dos recursos naturais e a responsabilidade de todos da preservação do planeta.

Foto: Reprodução.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) promoveu um evento inspirador e motivador, com a participação dos cartórios eleitorais de todo o estado, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A solenidade, realizada em formato híbrido (presencial e online), teve como tema “Dia Mundial da Água – Inovação e Sustentabilidade” e reuniu cerca de 150 pessoas, além de transmissão pelo canal do TRE-PI no YouTube.

O objetivo da iniciativa foi conscientizar sobre a importância da água como recurso natural fundamental e debater formas de uso racional, preservando suas fontes e evitando o desperdício para as futuras gerações. O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, abriu a programação, destacando a necessidade de otimizar o uso dos recursos naturais e a responsabilidade de todos na preservação do planeta.

A programação incluiu palestras sobre tecnologias inovadoras para a melhoria e controle da qualidade da água, com destaque para a apresentação de uma tecnologia patenteada pela doutora Valdivânia Albuquerque, que utiliza um pó atóxico para remover poluentes da água, e do Aquatic Rover, um veículo aquático autônomo desenvolvido pelo jovem cientista Manoel José Nunes Neto, premiado internacionalmente.

O evento também apresentou o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE-PI, responsável por promover a Agenda 2030 da ONU, com projetos como Eficiência Energética, ECOnomia e Recicla TRE-PI. Ao final, foi anunciado o cartório vencedor do Prêmio Eficiência Energética 2025, a 72ª Zona Eleitoral em Itaueira, que recebeu um prêmio em dinheiro e a oportunidade de capacitação na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).



Fonte: TRE-PI.