Artigo | Eleitoral

Sessão Solene Homenageia a Fundação da Federação das APAES pelos 30 Anos

A Assembleia Legislativa do Piauí conduziu, uma sessão solene em comemoração ao trigésimo aniversário da fundação da Federação das APAES (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Piauí. O requerimento para tal sessão foi apresentado pelo deputado Franzé Silva (PT), que também ocupa o cargo de presidente do Poder Legislativo. Durante seu discurso, o …

Fonte reprodução: Alepi.

A Assembleia Legislativa do Piauí conduziu, uma sessão solene em comemoração ao trigésimo aniversário da fundação da Federação das APAES (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Piauí. O requerimento para tal sessão foi apresentado pelo deputado Franzé Silva (PT), que também ocupa o cargo de presidente do Poder Legislativo.

Durante seu discurso, o presidente Franzé Silva ressaltou que desde o ano de 2003, sob a gestão do ex-governador Wellington Dias e da ex-deputada Rejane Dias, uma política de atendimento organizado foi implementada tanto na capital quanto no interior do estado. Essa iniciativa tem enfatizado para a sociedade a relevância do trabalho social realizado pelas APAES.

O deputado destacou seus esforços para assegurar recursos financeiros mais diretos para essa área, sublinhando que, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, as APAES continuam a cumprir sua missão de atender às famílias. Ele afirmou: “Precisamos celebrar as vitórias, mesmo que sejam parciais, pois a cada vez que uma criança, um jovem e, por vezes, um adulto é atendido, eles encontram apoio por meio do magnífico trabalho da APAE.”

Franzé Silva informou ainda que está em andamento um projeto do governo estadual para incentivar financeiramente os municípios que desenvolvem ações sociais nos âmbitos ambiental, de saúde e educação, com a previsão de sua implementação até o final deste ano, visando ao aumento do ICMS.

A presidente da Federação das APAES do Piauí, Keyla Santana, expressou sua alegria por celebrar o trigésimo aniversário da instituição. Atualmente, existem 45 APAES distribuídas por todo o estado do Piauí, e elas buscam parcerias para melhor atender às pessoas com deficiência.

O vice-presidente das APAES do Piauí, Nilson Alves Ferreira, também fez uso da tribuna para elogiar os serviços de excelência prestados pela APAE e enfatizou a necessidade de as entidades acessarem mais plenamente os direitos já estabelecidos pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), afirmando que “não estamos sendo beneficiados conforme o que já é nosso. É uma oportunidade de levantar nossa bandeira por nossos direitos.”

A sessão contou com a participação do Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, Mauro Eduardo, que destacou o apoio prestado pelo Governo do Piauí ao Governo Federal para a valorização e capacitação das normas do Ministério da Saúde, a fim de garantir o incremento financeiro mensal aos municípios que atendem pessoas com deficiências.

A mesa de honra foi composta pelo Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, pela Secretária do Desenvolvimento Econômico do Piauí, deputada Janaína Marques, pela Presidente das APAES do Piauí, Keyla Linez de Vasconcelos Santana, pelo Coordenador Estadual de Artes, José Claudio, representando os Coordenadores Estaduais do Piauí.

Fonte: Alepi.