Artigo | Eleitoral

Sarkozy elogia discurso de Barroso e sugere sua aptidão para outra presidência

Foto: Reprodução. No I Fórum Esfera Internacional, ocorrido na sexta-feira (13/10), em Paris, o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, expressou consideráveis elogios ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizando a prontidão deste último para assumir “uma outra presidência”. Sarkozy destacou o discurso proferido pelo ministro Barroso durante o …

Foto: Reprodução.

No I Fórum Esfera Internacional, ocorrido na sexta-feira (13/10), em Paris, o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, expressou consideráveis elogios ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizando a prontidão deste último para assumir “uma outra presidência”.

Sarkozy destacou o discurso proferido pelo ministro Barroso durante o evento, descrevendo-o como “incrível” e salientando a natureza predominantemente política de suas abordagens, em contraste com uma orientação predominantemente jurídica. O ex-presidente também ressaltou a excelência do discurso e a sua compreensão das implicações políticas nele contidas.

No discurso proferido por Barroso, este explicou as razões que justificam o protagonismo do Supremo Tribunal Federal na vida brasileira. O ministro apontou para fatores distintivos, como a extensa abrangência da Constituição brasileira, a acessibilidade para submeter questões ao Supremo e a ampla exposição mediática que o desenho institucional do Tribunal propiciou, incluindo julgamentos televisionados e cobertura intensiva pela imprensa.

Barroso também enfatizou as decisões recentes do STF em prol da iniciativa privada, tais como a validação do negociado sobre o legislado, a aprovação da reforma trabalhista e da terceirização. Ele declarou que o STF mantém uma postura que valoriza a segurança jurídica e o empreendedorismo, baseada nos preceitos constitucionais que estabelecem a livre iniciativa como um dos princípios fundamentais.

No entanto, o ministro Barroso reconheceu a necessidade de lidar com o elevado volume de litígios trabalhistas e tributários que sobrecarregam os tribunais brasileiros. Além disso, ele enfatizou a importância de uma agenda de desenvolvimento que visa assegurar a efetividade da Constituição, incluindo o combate à pobreza, a melhoria da educação básica e investimentos em ciência e tecnologia.

Quando questionado pela imprensa acerca da sugestão de Nicolas Sarkozy de enveredar pela política, o ministro Barroso negou qualquer interesse nessa direção.

Fonte: Migalhas.