Artigo | Eleitoral

Governador anuncia estabelecimento de escritório do Piauí na China

O Rafael Fonteles, após visitas ao Porto de Xiamen e à Zona Piloto de Livre Comércio na cidade, prosseguiu com sua agenda na República Popular da China, em data de 25 de outubro, com uma visita ao Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação (BPIC). Nessa ocasião, o Governador formalizou a …

Foto reprodução: Alepi.

O Rafael Fonteles, após visitas ao Porto de Xiamen e à Zona Piloto de Livre Comércio na cidade, prosseguiu com sua agenda na República Popular da China, em data de 25 de outubro, com uma visita ao Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação (BPIC). Nessa ocasião, o Governador formalizou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) visando à criação de um escritório internacional do Estado do Piauí dentro das instalações do Centro dos BRICS.

O Centro dos BRICS possui responsabilidades que abrangem a condução de programas de treinamento, desenvolvimento de projetos, bem como a promoção de inovações, compartilhamento de conhecimento e o estímulo a atividades comerciais entre os países que integram o referido grupo, a saber: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Adicionalmente, durante este encontro, foi estabelecido um Memorando de Entendimento entre o Governo do Estado do Piauí e o BPIC, com o intuito de consolidar a parceria entre as partes, promover a intercambialidade de informações e experiências, bem como fortalecer a cooperação econômica e comercial entre a China e o Estado do Piauí.

O mencionado MoU também delineou a criação de um Escritório de Representação Internacional da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) dentro das instalações do BPIC. Este escritório se assemelhará aos já estabelecidos em Portugal, Estônia e Estados Unidos, todos inaugurados em 2023, com o propósito de atrair empresas e investimentos para o Estado do Piauí.

Fonte: Alepi.