
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realiza nesta terça-feira, (29/04), a 1ª Reunião Ordinária da Rede de Inteligência da Justiça Estadual do Piauí (REINT/PI). O encontro, marcado para as 14h30, ocorrerá de forma virtual por meio da plataforma Microsoft Teams, e tem como objetivo estruturar e fortalecer mecanismos de segurança institucional no âmbito do Judiciário piauiense.
A iniciativa está sob coordenação da Presidência do TJ-PI, por meio da Assessoria Militar, e segue as diretrizes da Resolução CNJ nº 239/2016, que dispõe sobre a Política de Segurança Institucional do Poder Judiciário. A pauta da reunião inclui a apresentação dos integrantes da rede, bem como o alinhamento das diretrizes e objetivos estratégicos da REINT/PI.
A criação da REINT/PI busca ampliar a cooperação entre o Poder Judiciário e os órgãos de inteligência e segurança pública, promovendo o intercâmbio de informações relevantes à proteção de magistrados, servidores, unidades judiciais e demais ativos institucionais. A expectativa é que a rede atue de forma preventiva e articulada no enfrentamento a possíveis ameaças, incidentes de segurança ou situações de risco no exercício das atividades jurisdicionais.
Além de promover o compartilhamento de dados e boas práticas, a REINT também deverá atuar no apoio à formulação de políticas de prevenção, protocolos de segurança e rotinas operacionais voltadas à integridade física e institucional do Judiciário estadual.