
A 1ª Mostra de Painéis BI 2025 do Ministério Público do Piauí (MPPI) chegou ao fim nesta segunda-feira (18/03), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Teresina. O evento, promovido pela Assessoria Especial de Planejamento e Gestão, teve como objetivo compartilhar os resultados do curso “Business Intelligence com Power BI”, oferecido a membros e servidores do MPPI em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). A mostra foi dividida em duas etapas, com apresentações realizadas nos dias 24 de fevereiro e 18 de março.
O curso de “Business Intelligence com Power BI” capacitou mais de 60 participantes em seis turmas, ensinando-os a criar relatórios dinâmicos (dashboards) para gerenciamento, monitoramento e análise de dados. A iniciativa busca criar uma cultura de uso de ferramentas tecnológicas no MPPI, otimizando o trabalho das áreas administrativa e finalística da instituição. Ao final de cada turma, os participantes são desafiados a criar painéis que auxiliem na tomada de decisões, demonstrando o aprendizado e a aplicação prática do conhecimento adquirido.
A promotora de Justiça Denise Aguiar, assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, destacou a importância da formação em painéis para elevar o nível de conhecimento e precisão das decisões administrativas e de gestão. A mostra permitiu mensurar o aprendizado dos participantes e verificar a aplicação prática dos painéis criados, demonstrando o potencial da ferramenta para otimizar o trabalho no MPPI.
A Assessoria de Planejamento e Gestão anunciou a abertura de novas turmas para iniciantes em abril deste ano, demonstrando o compromisso do MPPI em investir na capacitação de seus membros e servidores. A 1ª Mostra de Painéis BI 2025 apresentou diversos projetos inovadores, como o “Demonstrativo das Apurações de Sanções e Penalidades contratuais no âmbito do MPPI” e o “Projeto Acervo Zero: Business Intelligence na Gestão da Persecução Penal”, demonstrando a versatilidade e o potencial da ferramenta Power BI para diferentes áreas de atuação do MPPI.
Fonte: Ministério Público do Piauí.