Artigo | Digital

A Revolução Tecnológica no Campo Jurídico e o Papel Vital do Advogado

Recentes estudos das Universidades de Princeton, Pensilvânia e Nova Iorque concluíram que a indústria mais impactada pelas transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) é a área jurídica. O avanço tecnológico vem redefinindo os fluxos de trabalho, otimizando velocidade e qualidade nas entregas, e gerando novas demandas, setores e modelos de prestação de serviços jurídicos. Uma …

Equipe BrJus

ARTIGO/MATÉRIA POR

Recentes estudos das Universidades de Princeton, Pensilvânia e Nova Iorque concluíram que a indústria mais impactada pelas transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) é a área jurídica. O avanço tecnológico vem redefinindo os fluxos de trabalho, otimizando velocidade e qualidade nas entregas, e gerando novas demandas, setores e modelos de prestação de serviços jurídicos.

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou o impacto das inovações tecnológicas na profissão e como a IA tem reestruturado as funções jurídicas, criando novas áreas e posições. O estudo intitulado “Formando a advocacia do presente e do futuro: perspectivas de atuação: destaques e tendências” revelou que uma maioria expressiva dos entrevistados concorda que a tecnologia será um diferencial no mercado (93%).

Apesar dos desafios culturais e estruturais, acredita-se que, mediante uma estratégia clara e metas bem definidas, a IA proporcionará benefícios em três frentes cruciais interligadas: eficiência, qualidade e inovação.

No que concerne à eficiência, a IA traz ganhos ao automatizar e agilizar tarefas repetitivas, como a extração, organização e resumo das principais informações de contratos e documentos em geral. Além disso, realiza pesquisa e análise de grandes volumes de dados, extraindo informações estatísticas e probabilísticas para embasar a definição de estratégias mais eficazes.

Atualmente, existem excelentes soluções de IA no mercado que, em questão de segundos, analisam centenas de contratos similares e apresentam os pontos-chave em uma planilha, indicando até mesmo onde cada tema é abordado. Sem dúvida, esse tipo de solução facilita o trabalho dos advogados que precisam lidar com um grande volume de informações e dados.

Quanto à qualidade, ao delegar atividades de menor complexidade à IA, os advogados podem concentrar seus esforços em questões estratégicas e revisar as atividades desempenhadas pela tecnologia.

Por fim, o terceiro pilar, resultado direto dos dois anteriores, é a inovação no mercado jurídico. A IA moldará o perfil e o modo de atuação do advogado do futuro, assim como redefinirá o conceito de valor dos serviços jurídicos.

Apesar do impacto substancial da IA, é importante ressaltar que essas soluções tecnológicas não possuem a capacidade de tomar decisões estratégicas ou de interpretar e discernir como um advogado. Portanto, a figura do “trusted advisor” (consultor de confiança) torna-se cada vez mais relevante na prestação de serviços jurídicos.

À medida que mais atores do mercado integrarem devidamente o uso de soluções tecnológicas nos serviços jurídicos, observaremos o amadurecimento do setor como um todo e, consequentemente, uma busca pelo desenvolvimento de novas habilidades profissionais por parte dos advogados.



Fonte: AB2L.