ARTIGO | Agrário | Consumidor

Fim da restrição de importação de carne produzida em Santa Catarina e exportada para o Japão

O Japão suspendeu temporariamente as importações de carne de frango e ovos de Santa Catarina devido à gripe aviária, mas agora retoma o comércio, mantendo o status sanitário do Brasil.

Rony Torres

ARTIGO/MATÉRIA POR

O governo brasileiro recebeu com contentamento a decisão do governo japonês de levantar a suspensão nas importações de carne de frango, ovos e subprodutos provenientes do estado de Santa Catarina. Essa determinação, que entra em vigor nesta sexta-feira, marca a restauração completa do comércio desses produtos com o Japão.

A suspensão temporária das importações foi implementada julho, após Santa Catarina identificar um foco de gripe aviária em uma pequena granja no município de Maracajá.

É importante ressaltar que o status sanitário do Brasil permanece inalterado como livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais, em conformidade com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O Brasil, líder mundial nas exportações de carne de frango, enviando 4,8 milhões de toneladas em 2022, estabelecendo um recorde histórico, responde por uma parcela significativa, representando 35% do mercado global de exportação de carne de frango.

Rony Torres

Rony Torres é graduado em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Advogado, Pesquisador do Tribunal Penal Internacional, Diretor jurídico do grupo Eugênio, Especialista em direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio de Jesus, Pós graduado em Direito Constitucional e administrativo pela Escola Superior de Advocacia do PI, Especialista em Direito Internacional pela UNIAMERICA, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela ESA-PI, graduando em advocacia trabalhista e previdenciária pela ESA-MA