Nota | Constitucional

TRE-PI realiza diplomação de jovens “Deputadas e Deputados eleitos” no Projeto Parlamento do Futuro

A cerimônia solene de Diplomação de 30 Jovens “Deputadas e Deputados eleitos” no âmbito do Projeto Parlamento do Futuro ocorreu na manhã desta segunda-feira (26/2). O evento teve lugar no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, localizado no prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), situado na Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina-PI. …

Foto reprodução: BrJus.

A cerimônia solene de Diplomação de 30 Jovens “Deputadas e Deputados eleitos” no âmbito do Projeto Parlamento do Futuro ocorreu na manhã desta segunda-feira (26/2). O evento teve lugar no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, localizado no prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), situado na Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina-PI.

A solenidade foi presidida inicialmente pelo Desembargador Erivan Lopes, Presidente do TRE-PI, sendo posteriormente assumida pelo Vice-Presidente e Corregedor do tribunal, Desembargador José James Gomes Pereira, devido a compromissos que demandaram a ausência do Des. Erivan Lopes.

O Presidente da Justiça Eleitoral no Piauí, em sua fala de abertura, expressou gratidão aos presentes e destacou a parceria entre o TRE-PI e a Assembleia Legislativa do Estado – ALEPI. O presidente elogiou a iniciativa como positiva, inspirando os jovens a compreenderem o funcionamento da democracia, a atuação do Parlamento e da Justiça Eleitoral.

A execução do Hino Nacional foi seguida pela chamada nominal das “Deputadas e Deputados Eleitos” por ordem numérica de Gerência Regional de Educação – GRE. As autoridades presentes entregaram os diplomas aos eleitos, que posaram para fotos. O discurso em nome dos pares eleitos foi proferido pela “Jovem Deputada Estadual Eleita” Keylane Mendes Cruz, da 4ª GRE- Teresina Norte.

A cerimônia foi encerrada pelo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PI, Des. José James, que destacou a coincidência da data do evento com as comemorações pelo aniversário da Justiça Eleitoral, Código Eleitoral e Voto Feminino, celebrados em 24 de fevereiro. Ele ressaltou o papel fundamental das mulheres na construção de sociedades mais justas e igualitárias desde a conquista do direito ao voto.

Posteriormente, os participantes se dirigiram à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – ALEPI, onde tomaram posse e entraram em exercício. Agora, têm a prerrogativa de participar de sessões plenárias daquela Casa Legislativa para apresentar projetos de governo elaborados durante suas “campanhas eleitorais” nos respectivos municípios. Tais projetos poderão ser apoiados pelos parlamentares, transformados em projetos de lei oficiais, votados e aprovados pelos legisladores estaduais, culminando com sua promulgação e vigência como lei estadual.

Os diplomados são estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, provenientes de Escolas Públicas de diversas cidades do estado do Piauí, incluindo Teresina, Altos, Campo Maior, Barras, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Uruçuí, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras, Regeneração, Valença, São João do Piauí, Fronteiras e Paulistana.

Todos os participantes do projeto e desta Eleição Parametrizada cumpriram rigorosamente todas as etapas de um pleito oficial, desde a filiação a um dos seis partidos temáticos criados no projeto até o registro de candidaturas, a campanha eleitoral e a votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI.

Dentre os presentes ao evento, além das autoridades já citadas, estavam o Juiz Membro da Corte Eleitoral, José Maria Araújo Costa; a Diretora-Geral do TRE-PI, Denise Vieira Berger Miranda; o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI, Deputado Estadual Franzé Silva; os Deputados Estaduais Mardem Menezes, Severo Eulálio e Francisco Limma – Presidente da Escola do Legislativo; o Secretário de Educação do Piauí – SEDUC, Washington Bandeira; e o Diretor da Escola, José Osmar.