Nota | Constitucional

TJ-PI e Sejus estabelecem parceria para aprimorar controle do sistema carcerário

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Secretaria de Justiça do estado estão em processo de ajustes nos seus respectivos sistemas, visando otimizar o controle do sistema prisional estadual. Os encaminhamentos para formalizar a parceria entre as instituições ocorreram em reunião realizada na manhã de quinta-feira (07/03), envolvendo o presidente do TJ-PI, desembargador …

Foto reprodução: TJ-PI

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Secretaria de Justiça do estado estão em processo de ajustes nos seus respectivos sistemas, visando otimizar o controle do sistema prisional estadual.

Os encaminhamentos para formalizar a parceria entre as instituições ocorreram em reunião realizada na manhã de quinta-feira (07/03), envolvendo o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o secretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto, e técnicos tanto do judiciário quanto da Sejus.

O desembargador-presidente, Hilo de Almeida Sousa, destacou o avanço na formalização da parceria, ressaltando seu propósito de integrar os sistemas utilizados no âmbito da justiça, buscando aprimorar a efetividade na prestação de serviços.

Para o secretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto, a interoperacionalização dos sistemas se mostra crucial, considerando a considerável demanda e a responsabilidade da Sejus na gestão dos detentos do sistema judicial.

O secretário expressou sua gratidão pela parceria, destacando que ela simplificará o trabalho do policial penal na administração do sistema carcerário do Piauí. Durante a reunião, foram discutidas questões relacionadas à gestão do sistema de presos da justiça, abordando problemas pendentes. O secretário detalhou a importância de compartilhar informações em tempo real sobre a população carcerária, incluindo dados como entrada, saída, óbitos e liberações. A proposta visa estabelecer um banco de dados acessível a todos os envolvidos no sistema.

Participaram da reunião, além do secretário de STIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação), Cleyton Farias, os juízes auxiliares da Presidência, Luis de Moura e Leonardo Brasileiro, juntamente com técnicos de TI do TJ e da Sejus.