O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou a entrega do Colar do Mérito do TCE-PI “Conselheiro Jesualdo Cavalcanti” à arqueóloga e pesquisadora Niède Guidon, na manhã da última quinta-feira (25/01). A cerimônia teve lugar na residência da renomada arqueóloga, situada em São Raimundo Nonato, município que hospedará a 6ª Jornada do Conhecimento a partir da tarde deste mesmo dia. A conselheira Flora Izabel, representando a Corte de Contas piauiense, foi responsável pela entrega da homenagem.
A conselheira explicou que o Colar do Mérito do TCE-PI é uma forma de reconhecer e agradecer a contribuição dos homenageados para o Tribunal e para o Piauí. Flora Izabel ressaltou a dívida eterna do Estado do Piauí com a Professora Niède, não apenas pelos estudos destacados sobre o processo de povoamento das Américas, mas também pela incansável defesa da preservação do Parque Nacional Serra da Capivara.
O Colar do Mérito do TCE-PI, normalmente entregue durante as festividades de aniversário do Tribunal em agosto, teve a homenagem à Niède Guidon proposta pelo Plenário da Corte de Contas em 2023. Contudo, a Professora Doutora não pôde comparecer à solenidade em Teresina devido a questões de saúde e mobilidade.
Niède Guidon, nascida em 12 de março de 1933, na cidade de Jaú, São Paulo, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico. Reconhecida mundialmente por sua hipótese sobre o processo de povoamento das Américas e sua dedicação à preservação do Parque Nacional Serra da Capivara, a pesquisadora expressou sua gratidão pela honraria, destacando a importância dos museus criados em decorrência de seu trabalho.
O coordenador da Escola de Contas de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), o professor Bernardo Sá, enfatizou a relevância da contribuição da Professora Doutora Niède Guidon para o Piauí, ressaltando a gratidão da população piauiense pelo conhecimento gerado pela pesquisadora. A solenidade contou com a presença da diretora executiva da Escola de Contas, Valéria Leal, dos coordenadores Francisco Mendes e Bernardo Sá, além da equipe técnica do Tribunal.
O Colar do Mérito do TCE-PI foi instituído em junho de 2003 e recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti por meio da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro. Essa honraria é concedida a personalidades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à administração pública e ao controle externo.