A saída temporária, um benefício previsto pela lei de execução penal para detentos em regime semiaberto que apresentam bom comportamento, está sendo aplicada nas Penitenciárias P1 e P2 de Tremembé nesta sexta-feira (22/12). Os presos liberados têm como prazo final para retorno aos presídios o dia 3 de janeiro de 2024.
Entre os detentos beneficiados por essa medida encontram-se indivíduos amplamente reconhecidos, tais como Alexandre Nardoni, Lindemberg Alves, Gil Rugai e Christian Cravinhos.
Alexandre Nardoni, condenado a 30 anos de prisão, perpetrou o homicídio de sua filha, Isabela, ao lançá-la do 6º andar de um edifício em São Paulo, no mês de março de 2008.
Lindemberg Alves Fernandes, sentenciado a 39 anos de prisão, foi acusado do assassinato de sua namorada, Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes do homicídio, manteve a adolescente como refém por mais de 100 horas em um apartamento em Santo André.
Gil Rugai, condenado a 36 anos de prisão, foi considerado culpado pelo assassinato de seu pai, Luiz Carlos Rugai, e de sua madrasta, Alessandra Troitino, em São Paulo, no ano de 2004. Sua reação imperturbável à notícia da morte o colocou como principal suspeito.
Christian Cravinhos, sentenciado a 38 anos de prisão, cometeu o homicídio dos pais de sua ex-cunhada Suzane, Manfred e Marísia Richthofen, em outubro de 2002.
A referida medida é regida pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP) e se fundamenta na legislação vigente, a qual possibilita a saída temporária para presos em regime semiaberto que demonstrem bom comportamento. Cumpre ressaltar que tal benefício não é aplicável a detentos em regime fechado.
A Penitenciária de Tremembé, conhecida como “unidade vip” por abrigar detentos com formação universitária, contemplará aproximadamente 40 mil presos em todo o Estado de São Paulo.
Fonte: Direito News.