Nota | Constitucional

Reunião estratégica capacita conciliadores e juízes leigos no TJPI

No Pleno do Prédio Histórico do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), ocorreu, nesta sexta-feira (02/02), a 2ª Reunião Estratégica do Sistema dos Juizados. A reunião contou com a participação dos auxiliares dos Juizados Especiais da Comarca de Teresina. Promovida pela Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em colaboração com o Núcleo …

Foto reprodução: TJ-PI.

No Pleno do Prédio Histórico do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), ocorreu, nesta sexta-feira (02/02), a 2ª Reunião Estratégica do Sistema dos Juizados. A reunião contou com a participação dos auxiliares dos Juizados Especiais da Comarca de Teresina.

Promovida pela Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em colaboração com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Mediação de Conflitos – NUPEMEC, o evento teve como propósito a capacitação de conciliadores e juízes leigos de todos os Juizados Especiais.

O desembargador Aderson Nogueira, supervisor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, enfatizou a importância do evento para fortalecer a prestação jurisdicional. Segundo ele, a capacitação dos conciliadores e juízes leigos é fundamental para assegurar uma prestação jurisdicional eficaz e acessível à população, contribuindo para o funcionamento eficiente dos Juizados Especiais e para a promoção da justiça e pacificação social.

Durante a reunião, o coordenador do NUPEMEC, magistrado Virgílio Madeira, incentivou a formação continuada dos mediadores e conciliadores, destacando a necessidade de aprimorar conhecimentos para proporcionar uma força de trabalho mais célere e eficaz.

O evento também abordou o Programa Acordar e Despertar para o Acordo, que promove a cultura de pacificação social, permitindo a autocomposição de conflitos. O projeto busca acompanhar os dados do sistema de justiça, com exceção do criminal, em parceria com a STIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação). Além disso, houve um momento de diálogo sobre questões administrativas, no qual os juízes leigos discutiram as mudanças na regulamentação de suas atividades no âmbito do TJPI.