Nota | Constitucional

Presidente do TJ-PI Inaugura Oitava Unidade do Programa Justo Acesso em Alto Longá

Na manhã desta quarta-feira (31/01), o desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), oficializou a instalação da oitava unidade do programa Justo Acesso em Alto Longá, situada a 83 km de Teresina. O programa, desenvolvido pelo TJ-PI, tem como objetivo implementar pontos de Acesso Digital à Justiça e Cidadania …

Foto reprodução: TJ-PI.

Na manhã desta quarta-feira (31/01), o desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), oficializou a instalação da oitava unidade do programa Justo Acesso em Alto Longá, situada a 83 km de Teresina. O programa, desenvolvido pelo TJ-PI, tem como objetivo implementar pontos de Acesso Digital à Justiça e Cidadania em municípios piauienses que não sediam comarcas.

O Justo Acesso busca otimizar a participação de todos os cidadãos residentes no Piauí nos serviços judiciários e de instituições parceiras, com foco na redução da exclusão digital de indivíduos vulneráveis socioeconômicamente, que enfrentam dificuldades de acesso à internet.

A recém-inaugurada unidade do Justo Acesso em Alto Longá oferece, além dos serviços do TJ-PI, como o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, os serviços dos parceiros do programa, incluindo os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e órgãos do Governo do Estado, representados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, destacou que o Justo Acesso amplia o alcance da Justiça por meio de atos processuais realizados por videoconferência, como audiências e atendimentos eletrônicos. O programa unifica serviços online de órgãos do Sistema de Justiça e de outras entidades da Administração Pública, representando a universalização da justiça para a população de Alto Longá.

O prefeito de Alto Longá, Henrique Cesar Arêa Leão, ressaltou a importância dos serviços oferecidos pelo Justo Acesso à população local, enfatizando o impacto positivo para o desenvolvimento da cidade.

A nova unidade do Justo Acesso em Alto Longá recebeu o nome do desembargador Aluísio Soares Ribeiro, em homenagem ao seu legado na promoção da Justiça na região, onde atuou por muitos anos como magistrado. Outras cidades piauienses, como Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras e Várzea Grande, também contam com unidades do programa, totalizando mais de 18 mil atendimentos realizados pelo TJ-PI e seus parceiros.

Durante a solenidade, foram entregues Títulos de Cidadania Alto-longaense ao presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida; ao desembargador Olímpio Passos Galvão, corregedor-geral da Justiça; e aos juízes auxiliares da Presidência do TJ-PI, Luiz de Moura Correia e Leonardo Brasileiro, por iniciativa da vereadora Rúbia Rodrigues. O evento contou com a presença de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, incluindo desembargadores, juízes, representantes da polícia e membros do Ministério Público.