O desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), expressou sua gratidão e reforçou o compromisso com o aprimoramento do sistema judiciário ao inaugurar o ano judiciário de 2024. Durante seu pronunciamento, enfatizou a obtenção do Selo Ouro do Prêmio CNJ de Qualidade, os mais de 18 mil atendimentos do programa Justo Acesso e os 10.995 registros de imóveis emitidos no ano anterior, destacando ainda outros progressos delineados no Relatório de Gestão 2023.
O desembargador-presidente ressaltou a importância de renovar o compromisso com a sociedade, visando à prestação eficiente dos serviços judiciais. Ele reconheceu as conquistas alcançadas, como o alcance do programa Justo Acesso a sete municípios desprovidos de serviços judiciais, a entrega de registros de imóveis através do programa Regularizar, e a implementação das ferramentas de inteligência artificial JuLia e Rick, que contribuíram para a celeridade da justiça. Mencionou também a migração do PJe para a nuvem do tribunal e a implementação dos painéis judiciais, fatores significativos para a gestão processual.
O discurso enfatizou os Encontros Regionais de Trabalho, a homologação do concurso dos cartórios e a nomeação de servidores como elementos complementares aos avanços alcançados. O desembargador agradeceu coletivamente pelo esforço de todos, reforçando o compromisso de construir um judiciário mais eficaz e humano.
O decano da Corte, desembargador Haroldo Rehem, destacou que o sucesso da gestão atual resultou de um planejamento cuidadoso e dedicação. O Selo Ouro reflete a importância do trabalho integrado, levando o tribunal a cumprir 74% das metas estabelecidas pelo CNJ. Ele ressaltou a relevância das ações e projetos de extensão social em benefício dos cidadãos.
Durante a solenidade, ocorreu a entrega de certificados para as Melhores Práticas desenvolvidas no judiciário em 2023, com equipes sendo reconhecidas e premiadas monetariamente.
- Melhor Prática Bronze: Projeto – Painel de Acompanhamento de Metas Nacionais da Corregedoria
- Melhor Prática Prata: Projeto – Auxiliando Vidas
- Melhor Prática Ouro: Projeto – Implantação do Programa de Desarquivamento Expresso – PDE
O evento contou com a presença de representantes do Executivo e Legislativo estadual e municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado, OAB-PI, associações de classe, sindicatos, magistrados e servidores do TJ-PI.
Fonte: TJ-PI.