Nota | Constitucional

OAB-PI lança portal Guardiãs para compartilhar histórias de superação de mulheres vítimas de violência

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), sediou, nesta terça-feira (06/01), o lançamento do Portal de Notícias Guardiãs. Este é o primeiro portal no Brasil dedicado exclusivamente ao compartilhamento de histórias de superação de mulheres que foram vítimas de violência. O projeto é uma iniciativa das Comissões de Apoio à Vítima de Violência, …

Foto reprodução: OAB-PI.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), sediou, nesta terça-feira (06/01), o lançamento do Portal de Notícias Guardiãs. Este é o primeiro portal no Brasil dedicado exclusivamente ao compartilhamento de histórias de superação de mulheres que foram vítimas de violência. O projeto é uma iniciativa das Comissões de Apoio à Vítima de Violência, de Estudo sobre Porte de Armas para Advogados e da Mulher Advogada da OAB-PI.

O propósito da página de notícias é ser um espaço voltado para inspiração, solidariedade e conscientização sobre a necessidade de combater a violência contra as mulheres, ao divulgar relatos de superação. O presidente da OAB-PI, Celso Barros, enfatizou a importância dessa iniciativa para a redução dos índices de violência, expressando o compromisso de difundir à sociedade a relevância do portal e do futuro aplicativo, visando assegurar os direitos das mulheres.

A embaixadora do Projeto e Advogada Arielly Pacifico elogiou a assertividade do projeto, ressaltando como ele será benéfico para as mulheres. Segundo ela, o lançamento do portal e do aplicativo representa um presente para o Estado do Piauí, proporcionando às vítimas de violência a consciência de que não estão sozinhas.

Próximos Passos: Desenvolvimento de Aplicativo

Além do portal, o projeto, em colaboração com as Comissões, planeja lançar um aplicativo capaz de registrar provas de agressões e acionar a polícia de maneira simples, rápida e segura. O lançamento do aplicativo está previsto para o início de março. O desenvolvedor do aplicativo, Kayo Sousa, enfatizou que o Projeto Guardiãs se tornará um instituto de combate à violência doméstica. Sua missão é empoderar mulheres por meio da tecnologia, fornecendo uma rede de apoio virtual e ferramentas práticas para enfrentar e prevenir a violência de gênero. O objetivo é criar um ambiente em que cada mulher se sinta fortalecida, segura e capaz de enfrentar desafios, utilizando a tecnologia como aliada nesse processo.

Link para acessar o portal