Nota | Constitucional

MPPI sedia reunião do comitê de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) foi o local da realização da reunião do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, na manhã de sexta-feira (23/02), na Sede Leste do MPPI. O referido comitê, atualmente sob a coordenação da Ação Social Arquidiocesana (ASA), concentrou-se na análise da situação da …

Foto reprodução: MPPI.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) foi o local da realização da reunião do Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, na manhã de sexta-feira (23/02), na Sede Leste do MPPI. O referido comitê, atualmente sob a coordenação da Ação Social Arquidiocesana (ASA), concentrou-se na análise da situação da infância e adolescência no estado, especificamente no que se refere à violência sexual.

O propósito central do encontro consistiu na deliberação acerca do Regimento Interno do Comitê e da programação anual. Esta reunião integra a série mensal de encontros promovidos pelo grupo, que agrega diversas instituições atuantes nas esferas de ação social, educação, saúde, segurança pública, incluindo o Ministério Público do Piauí. A participação do MPPI ocorreu por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ) e do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), enquanto a ASA foi representada pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

Na reunião, estiveram presentes representantes do Centro de Juventude Santa Cabrini, da Rede um Grito pela Vida, da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), do Plan International, Conselho Tutelar e Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). A diversidade de participantes reflete a abrangência do comitê e a colaboração de diferentes setores na abordagem efetiva da problemática em questão.