O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através da 1ª Promotoria de Justiça de Corrente, logrou êxito na condenação de José Edes de Souza Filho a uma pena superior a sete anos de reclusão, em virtude de sua participação em uma tentativa de feminicídio ocorrida em Corrente. A decisão foi proferida durante a sessão do Tribunal do Júri realizada na última sexta-feira (24/11).
O Conselho de Sentença, por maioria, acolheu a argumentação apresentada pelo órgão ministerial, imputando ao réu a responsabilidade pelo delito de tentativa de homicídio qualificado por feminicídio, além das circunstâncias agravantes de traição, emboscada, ou utilização de dissimulação ou outro recurso que dificultou e tornou impossível a defesa da vítima. A vítima em questão, ex-companheira do acusado, contava com 16 anos de idade à época do crime.
Segundo relato do promotor de Justiça Luciano Lopes Sales, o ato criminoso ocorreu em 3 de abril de 2020, quando a vítima foi surpreendida por disparos de arma de fogo enquanto se preparava para dormir no quarto do casal.
A sessão foi presidida pelo juiz Noé Pacheco, que proferiu a sentença e determinou o cumprimento da pena em regime inicial fechado. A defesa anunciou sua intenção de recorrer da decisão.
Fonte: MPPI.