Nota | Constitucional

MPPI empossa novo promotor de Justiça durante sessão do Conselho Superior

Na manhã desta sexta-feira (15/03), o Ministério Público do Piauí (MPPI) incorporou mais um promotor de Justiça aos seus quadros. Gilmar Pereira Avelino foi empossado como promotor de Justiça substituto durante a sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP/MPPI), realizada na sede da instituição, localizada na zona leste de Teresina. A solenidade, presidida …

Foto reprodução: MPPI.

Na manhã desta sexta-feira (15/03), o Ministério Público do Piauí (MPPI) incorporou mais um promotor de Justiça aos seus quadros. Gilmar Pereira Avelino foi empossado como promotor de Justiça substituto durante a sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP/MPPI), realizada na sede da instituição, localizada na zona leste de Teresina.

A solenidade, presidida pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, teve início com a leitura do termo de posse do novo promotor pela secretária-geral do PGJ, Everângela Barros. Gilmar Avelino assumiu o compromisso de exercer as funções do cargo de promotor com retidão, em conformidade com as leis do país. Em seguida, assinou o termo de posse e recebeu do PGJ do Piauí a identidade funcional de membro do MPPI.

Durante seu discurso, Gilmar Avelino compartilhou um pouco de sua história familiar e trajetória de vida, expressando seu compromisso com a promoção da justiça para a sociedade piauiense, especialmente para aqueles que dependem dos serviços públicos essenciais. Ele solicitou a orientação divina para desempenhar adequadamente essa importante função.

Natural de Floriano, município da região Sul do Estado, Gilmar Pereira Avelino é graduado em Letras e Direito, além de ter experiência como professor de literatura e Policial Federal.

O procurador-geral de Justiça parabenizou Gilmar Avelino por assumir o cargo de promotor de Justiça, destacando a importância dessa função na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Ele desejou sucesso ao novo membro do MPPI em sua jornada na instituição.

No dia 19 de março, Gilmar Avelino dará início ao curso de adaptação, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o objetivo de familiarizar os novos promotores com a estrutura e o funcionamento do Ministério Público.

Além do corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, estiveram presentes na sessão os conselheiros Zélia Saraiva, Teresinha Borges, Raquel Normando e Hugo Cardoso. A sessão contou com a participação da chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, da assessora de Planejamento e Gestão, Denise Aguiar, e do presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Mário Normando.