Nota | Constitucional

Movimentações e baixas processuais na CPE Cível do 1º Grau piauiense em 2023 

A Central de Processos Eletrônicos-CPE Cível do 1º Grau no Estado do Piauí registrou, ao final de 2023, um total de 290.237 movimentações processuais e 9.126 processos baixados. Apenas no mês de dezembro do mesmo ano, foram realizadas 17.840 movimentações, superando os índices de 2022, que contabilizaram 8.940 baixas processuais.  O relatório divulgado revela que …

Foto reprodução: Freepink.

A Central de Processos Eletrônicos-CPE Cível do 1º Grau no Estado do Piauí registrou, ao final de 2023, um total de 290.237 movimentações processuais e 9.126 processos baixados. Apenas no mês de dezembro do mesmo ano, foram realizadas 17.840 movimentações, superando os índices de 2022, que contabilizaram 8.940 baixas processuais. 

O relatório divulgado revela que a CPE Cível atuou nas 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Varas Cíveis de Teresina, movimentando 56 mil processos e contribuindo significativamente para a redução do tempo de tramitação das ações. 

O desembargador Olímpio José Passos Galvão, corregedor-geral da Justiça piauiense, considera que os resultados alcançados encerram um ano de avanços notáveis para o Judiciário piauiense de 1º Grau. Ele destaca a eficiência da CPE Cível como uma ferramenta que dinamiza a produtividade do 1º Grau de jurisdição. 

“A CPE Cível é uma eficiente ferramenta desenvolvida para dinamizar a produtividade do 1º Grau de jurisdição que, apenas neste ano de 2023, movimentou 290.237 ações nas unidades em que atuou. São resultados como este que estão impactando e acelerando a produtividade do Judiciário piauiense”, afirmou o corregedor-geral da Justiça. 

Segundo o relatório, a atuação da CPE Cível resultou na redução do tempo de tramitação de processos em diversas varas, como exemplificado na 6ª Vara Cível de Teresina, onde o período foi reduzido de 3 anos para 1 ano. A secretária da Corregedoria, Núbia Fontenele, destacou que o ano de 2023 foi marcado pela mobilização e expansão dos dispositivos de auxílio às unidades judiciárias, incluindo a atuação da CPE Cível. 

A coordenadora da CPE Cível, Laiane dos Santos Oliveira, atribui os resultados alcançados a um ano de trabalho e estratégias voltados à agilidade na prestação jurisdicional das unidades. Ela enfatiza que a atuação da CPE Cível, em conjunto com as varas cíveis, busca resultados de eficiência e excelência, evidenciados pela significativa redução dos prazos de tramitação. 

O ano de 2023, segundo a secretária da Corregedoria e a coordenadora da CPE Cível, foi singular para o Judiciário piauiense de 1º Grau, marcado pela busca constante por maior eficiência, agilidade e assertividade na entrega da justiça ao jurisdicionado piauiense. 

Fonte: TJ-PI