Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) participaram de uma mobilização nacional em defesa da justiça do trabalho. Em Teresina, a manifestação ocorreu na manhã desta quarta-feira (28/02), em frente ao edifício-sede do Tribunal.
A manifestação no Piauí foi coordenada pela Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Piauí (Aatepi), em conjunto com outras entidades, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).
Desembargadores, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes sindicais discursaram em defesa das competências da justiça do trabalho durante o ato.
O desembargador Francisco Meton Marques de Lima, em seu discurso, expressou gratidão aos advogados pela iniciativa de realizar o ato. O desembargador Arnaldo Boson enfatizou que a manifestação representa a continuidade de uma luta histórica por direito, justiça social e dignidade.
O vice-presidente e corregedor do TRT-22, desembargador Téssio Tôrres, destacou que o ato visa defender o que está estabelecido na Constituição Federal em relação aos direitos dos trabalhadores. Ele ressaltou que o trabalhador pode esperar uma resposta rápida ao buscar a justiça do trabalho, encontrando magistrados e servidores dedicados. O magistrado afirmou que a manifestação não se limita à defesa da justiça do trabalho e da prestação jurisdicional, mas também abrange o que é estipulado no artigo 7º da Constituição.
Além de Teresina, outras 16 cidades em todo o país têm previsão de realizar manifestações em apoio à justiça do trabalho.