Nota | Constitucional

Lançamento oficial do aplicativo Guardiãs no auditório da OAB-PI

Na última segunda-feira (11/03), ocorreu oficialmente o lançamento do aplicativo do Projeto Guardiãs, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), às 18h30. O evento contou com o apoio das Comissões de Apoio à Vítima de Violência, de Estudo sobre Porte de Armas para Advogados e da Mulher Advogada da OAB …

Foto reprodução: BrJus.

Na última segunda-feira (11/03), ocorreu oficialmente o lançamento do aplicativo do Projeto Guardiãs, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), às 18h30. O evento contou com o apoio das Comissões de Apoio à Vítima de Violência, de Estudo sobre Porte de Armas para Advogados e da Mulher Advogada da OAB Piauí.

O aplicativo Guardiãs é concebido para auxiliar mulheres em situação de violência doméstica, proporcionando uma ferramenta essencial para promover a segurança e o apoio necessários. Apresentando recursos inovadores no mercado, tais como alertas de emergência, localização em tempo real e conexão direta com serviços de ajuda, busca oferecer uma rede de suporte completa. Sua interface intuitiva e recursos discretos garantem que as usuárias possam acessar ajuda de maneira rápida e eficaz.

Ao realizar o download do aplicativo, as mulheres podem configurar seus perfis de maneira anônima ou identificada. O menu de navegação do aplicativo inclui o Portal de Notícias integrado, apresentando notícias atuais e locais, além de histórias de superação e recursos de suporte, como dicas de autoajuda e orientações para momentos de tensão.

O Presidente e Idealizador do projeto, Kayo Souza, destaca uma inovação significativa no aplicativo: a utilização de Inteligência Artificial para identificar emoções. Ao acionar o botão da câmera no aplicativo e apontá-lo para o rosto, a Inteligência Artificial é capaz de identificar e registrar a emoção facial da pessoa naquele momento, armazenando-a no banco de dados do perfil da usuária.

O portal Guardiãs destaca-se como o único portal no Brasil com conteúdos exclusivamente voltados para mulheres vítimas de violência. O aplicativo do projeto complementa essa proposta, proporcionando segurança diretamente nas mãos das mulheres, oferecendo amparo e promovendo o bem-estar das vítimas em situações vulneráveis.