Na manhã desta terça-feira (23/01), durante a solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o Juiz José Maria de Araújo Costa, titular da categoria de Juízes Juristas, abordou a temática relevante da inteligência artificial (IA) tanto na solenidade quanto nas entrevistas concedidas. A cerimônia formalizou a posse dos Juízes Membros da Corte Eleitoral Piauiense, José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana, nas categorias de titular e substituto, respectivamente, para o biênio 2024/2026.
Durante sua declaração à imprensa, o Juiz José Maria destacou a problemática associada à inteligência artificial, enfatizando a possibilidade de manipulação de vídeos, áudios e imagens de candidatos. Ele expressou a convicção de que tal questão representará um desafio significativo para a justiça eleitoral ao longo do ano em curso.
O juiz destaca de maneira clara em suas declarações os desafios para a próxima eleição: “O desafio é, somando-se a esse corpo de juízes de excelência do Tribunal Regional Eleitoral, fornecer essa contribuição para que a vontade livre e consciente do eleitor seja sempre respeitada. E nós enfrentamos esse substancial problema decorrente da evolução das tecnologias digitais, das inteligências artificiais, especialmente as deepfakes, que podem manipular a posição, o posicionamento e as informações apresentadas pelos candidatos, incluindo afirmações que os mesmos não expressariam. Em outras palavras, distorcendo a vontade do eleitor. Diante disso, a justiça eleitoral deve estar bastante atenta para coibir de maneira eficiente essas falsidades.”