A 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, deu início, a um processo de inspeção em instituições de acolhimento localizadas na capital piauiense. As atividades de inspeção estão sendo conduzidas sob a supervisão da promotora de Justiça Naíra Junqueira, que tem visitado as referidas instituições acompanhada de peritos da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público do Estado do Piauí (CPPT/MPPI) nas áreas de serviço social, psicologia e engenharia civil.
A equipe de inspeção esteve presente na Casa Reencontro, situada no bairro Morada do Sol. A promotora de Justiça relatou a identificação de uma situação crítica decorrente de uma fissura na caixa d’água, que se encontra em estado precário e apresenta risco iminente de desabamento. Segundo Naíra Junqueira, “A estrutura está completamente comprometida, e, ademais, a proximidade da caixa d’água com as áreas de dormitório e refeitório das crianças acolhidas agrava o risco. A Promotoria de Justiça tomará medidas imediatas, solicitando à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) que adote providências urgentes.”
Além disso, a equipe de inspeção constatou a ausência de extintor no local e recebeu informações sobre incidentes de curto-circuito na rede elétrica da instituição. Profissionais que atuam na Casa Reencontro relataram preocupações quanto à insuficiência e à baixa qualidade da comida enviada à instituição, destacando que, frequentemente, as carnes congeladas chegam em estado deteriorado.
O Ministério Público realiza inspeções semestrais nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, com as visitas deste ciclo programadas para se estenderem até a próxima sexta-feira.
Fonte: MPPI.