Nota | Constitucional

Fides Angélica: Primeira mulher à frente da academia piauiense de letras em 106 Anos

Na última quarta-feira (24/01), a Advogada, escritora e professora Fides Angélica Ommati assumiu a Presidência da Academia Piauiense de Letras (APL) para o biênio 2024-2026, tornando-se a primeira mulher a liderar a instituição ao longo de seus 106 anos de existência. A cerimônia solene de posse da nova diretoria da APL ocorreu no auditório da …

Foto reprodução: OAB-PI.

Na última quarta-feira (24/01), a Advogada, escritora e professora Fides Angélica Ommati assumiu a Presidência da Academia Piauiense de Letras (APL) para o biênio 2024-2026, tornando-se a primeira mulher a liderar a instituição ao longo de seus 106 anos de existência. A cerimônia solene de posse da nova diretoria da APL ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI).

Fides Angélica tornou-se membro da Academia Piauiense de Letras em 1994, ocupando a Cadeira 40, cujo patrono é o poeta Mário Faustino. Ao comentar sobre sua eleição histórica, ela expressou gratidão e surpresa, reconhecendo a responsabilidade acrescida de sua posição inovadora como a primeira mulher a presidir a instituição. “Fiquei surpresa e muito feliz, mas exige e impõe deveres maiores e mais exigentes devido à novidade da figura feminina. Me sinto confortável em saber que estou bem acompanhada nesta missão”, declarou.

Zózimo Tavares, ex-presidente da APL e atual segundo secretário, destacou que a Academia está mais uma vez fazendo história. Ele ressaltou a atenção especial da APL em relação às mulheres desde o seu início, mencionando que embora o número de acadêmicas seja ainda pequeno, a gestão da Professora Fides Angélica é aguardada com otimismo.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, incluindo o Presidente da Seccional da OAB-PI, Advogado Celso Barros, a vice-presidente Daniela Freitas, além de vários Advogados e Advogadas. Também marcaram presença o Governador do Piauí, Rafael Fonteles; a Conselheira Lilian de Almeida Nunes Martins; o professor Nouga Cardoso, representando o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Leal; Marcelo Nunes, Secretário de Estado de Governo, e familiares dos empossados.

Fonte: OAB-PI.