No primeiro dia de visita técnica da Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo ao Piauí, membros da Corregedoria piauiense realizaram apresentações destacando suas iniciativas e ferramentas de gestão. Tais recursos têm contribuído para o aprimoramento dos serviços judiciários em todo o estado.
Durante a manhã desta terça-feira (12), o juiz auxiliar da Corregedoria piauiense, José Vidal de Freitas Filho, sublinhou a importância da troca de experiências entre os estados ao apresentar os Painéis de Metas e Diretrizes do CNJ, bem como a Gestão de Processos Disciplinares. O juiz enfatizou que a visita é uma oportunidade para fortalecer os laços institucionais e enriquecer as práticas judiciárias, expressando satisfação em compartilhar projetos que contribuirão para uma justiça mais acessível e eficiente no Espírito Santo.
A coordenadora de Projetos da Corregedoria, Marianna Cabral, apresentou à comitiva capixaba o Painel de Metas e Diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e expressou gratidão pela presença durante a visita técnica ao Judiciário piauiense. Cabral ressaltou a disposição para compartilhar conhecimento e colaborar para o aprimoramento do judiciário em todo o país.
Leandro Oliveira, assessor jurídico da comitiva do Espírito Santo, considerou a visita ao Piauí produtiva, destacando a relevância de conhecer os painéis e sistemas apresentados, que são pertinentes à realidade do seu estado. Ele enfatizou o avanço tecnológico observado no Piauí e expressou o interesse em conhecer mais sobre as ferramentas apresentadas.
Ainda nesta terça-feira, a equipe do Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial da Corregedoria piauiense está programada para apresentar o Robô de Informações da Corregedoria-RIC, o Painel de Litigância Serial e a plataforma IPÊ. Todas essas ferramentas foram desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação piauiense.