A comitiva da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí continuou sua visita institucional ao Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJMT) nesta terça-feira (16). Durante a ocasião, a equipe piauiense foi introduzida aos painéis e metodologias que aprimoram e contribuem para a produtividade do Judiciário mato-grossense. Além disso, os membros da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer os projetos que exercem impacto significativo na Justiça em todo o Mato Grosso.
O corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, destacou a importância de conhecer novas abordagens no fazer jurisdicional. Ele enfatizou que essa experiência possibilita o diálogo e a troca de experiências, propiciando o surgimento de novas ideias, projetos e colaborações para o benefício do jurisdicionado e da sociedade como um todo.
Durante a visita ao Departamento de Aprimoramento da 1° Instância do TJMT-DAPI, a comitiva foi apresentada à metodologia das atribuições, fluxos de trabalho e resultados obtidos com a instalação do departamento. Foram abordados também os painéis estratégicos desenvolvidos, incluindo o OMINI, Qlik Sense, Painel de Controle de Réu Preso e o Painel de Regras do Conselho Nacional de Justiça.
O juiz auxiliar da CGJ-PI, Thiago Brandão de Almeida, expressou a relevância da troca de informações e experiências, destacando o conhecimento adquirido sobre as estratégias utilizadas para atender às demandas do Judiciário mato-grossense. Ele ressaltou que a visita proporcionou insights não apenas sobre diversas ferramentas tecnológicas, mas também sobre os métodos correcionais, incluindo o funcionamento do Departamento Judiciário Administrativo do TJMT, responsável pela apuração disciplinar a magistrados e o acompanhamento de autocorreições por meio do Sistema de Correição Eletrônica.
Durante a visita, a comitiva do Piauí também teve a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção do TJMT, como as campanhas Adotar é Amor e Entrega Legal, além dos programas Padrinhos, Aprimoramento Processual de Adoção e Família Acolhedora.
Fonte: TJ-PI.