Nota | Constitucional

Cades e Cajud apresentam balanço de atividades de 2023 

As entidades jurídicas Cades (Central de Atendimento aos Desembargadores) e Cajud (Central de Atendimento aos Juízes) apresentaram seu relatório de atuação referente ao ano de 2023. Ambas as centrais operam sob a supervisão da vice-presidência, através do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciárias de Primeiro e Segundo Graus (Nauj).  Durante o período de fevereiro a …

Foto reprodução: Freepink.

As entidades jurídicas Cades (Central de Atendimento aos Desembargadores) e Cajud (Central de Atendimento aos Juízes) apresentaram seu relatório de atuação referente ao ano de 2023. Ambas as centrais operam sob a supervisão da vice-presidência, através do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciárias de Primeiro e Segundo Graus (Nauj). 

Durante o período de fevereiro a dezembro de 2023, os servidores do Cades e Cajud conduziram a edição de 9.536 atos, englobando votos, despachos e decisões. A Vice-Presidência, responsável pela admissibilidade dos recursos destinados aos Tribunais Superiores, recebeu no ano passado um total de 5.191 processos, proferindo 5.712 decisões e emitindo 9.085 despachos relacionados à temática. 

Dentre as iniciativas promovidas pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TJ-PI (Nugep), destacam-se a elaboração de um guia sobre Movimentos Processuais de Sobrestamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe), o levantamento e compilação em planilhas do banco de informações referentes aos Temas de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos dos Tribunais Superiores (STF e STJ), e o aprimoramento das funcionalidades da Plataforma EUROPA. 

O juiz auxiliar da vice-presidência, Mário Cavalcante, enfatiza a importância desta análise de desempenho para o Judiciário. Segundo ele, o vice-presidente, que administra diversos setores, busca constantemente aprimorar os serviços, visando proporcionar a melhor prestação jurisdicional possível. 

Fonte: TJ-PI.