
Em meio ao julgamento da denúncia por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou suas redes sociais para criticar a condução do processo, adotando um tom irônico e fazendo uma alusão ao futebol. A publicação, feita enquanto Bolsonaro acompanhava a sessão da 1ª turma do STF, comparou a situação a um jogo de futebol, no mesmo dia em que Brasil e Argentina se enfrentam em campo.
A publicação de Bolsonaro, feita enquanto a 1ª turma do Supremo iniciava a análise da denúncia da PGR, reflete a estratégia do ex-presidente de manter o discurso de perseguição política e judicial. A denúncia da PGR acusa Bolsonaro de integrar o “núcleo crucial” de um grupo que teria planejado e articulado uma tentativa de ruptura institucional, visando impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O julgamento, que teve início com a leitura do relatório do caso, prosseguirá com as sustentações orais das partes. Após essa fase, os ministros da 1ª Turma decidirão se aceitam ou não a denúncia. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus em um processo criminal perante o STF.
A provocação de Bolsonaro, feita em um momento crucial do julgamento, demonstra a tensão entre o ex-presidente e o STF. A reação do tribunal à publicação de Bolsonaro ainda é incerta, mas o episódio certamente adiciona um elemento de imprevisibilidade ao desfecho do caso.