
O Ministério Público da União (MPU) anunciou a abertura do 31º Concurso Público para Procurador da República, oferecendo 58 vagas em diversas localidades do país. O subsídio inicial para o cargo é de R$ 39.753,22 e a seleção promete ser uma das mais concorridas do ano.
As inscrições estarão abertas de 24 de março a 22 de abril de 2025, sendo realizadas exclusivamente pelo site oficial do MPF. Para concorrer, é necessário ser bacharel em Direito e comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 250,00, com possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda e doadores de medula óssea.
A prova objetiva está agendada para 29 de junho de 2025, seguida de provas subjetivas, orais e avaliação de títulos. Os aprovados poderão escolher sua lotação de acordo com a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas, com oportunidades em estados como Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e outros.
O concurso também reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para candidatos negros e 5% para indígenas. O processo seletivo se estenderá até 2026, culminando na nomeação dos aprovados, que ingressarão em um dos cargos mais prestigiados do país na área jurídica.
O edital pode ser acessado no link abaixo: